Seguidores

quarta-feira, 24 de julho de 2024

ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO DE EMBALAGENS E OUTROS MATERIAIS.

ATIVIDADE desenvolvida com a turma de 4º ano do Ensino Fundamental, na EMEB Lizamara Aparecida Oliva de Almeida em Sinop/MT.

Atividade: Classificação de Embalagens

Objetivos:

  • Desenvolver habilidades de observação e classificação.
  • Reforçar conceitos de forma, conteúdo, medida e outros critérios relacionados às embalagens.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.

Materiais necessários:

  • Embalagens de diferentes produtos (alimentos, bebidas, produtos de higiene, etc.).
  • Cartões ou etiquetas para categorização (pode ser feito à mão ou no computador).

Procedimento:

  1. Introdução:

    • Explique aos alunos que eles irão classificar as embalagens com base em diferentes critérios.
  2. Critérios de Classificação:

    • Forma: Embalagens podem ser classificadas pela sua forma externa (exemplo: caixa, garrafa, lata, saco).
    • Conteúdo: Classificação baseada no tipo de produto contido na embalagem (exemplo: alimentos, bebidas, produtos de limpeza).
    • Medida: Classificação baseada na capacidade ou tamanho das embalagens (exemplo: pequeno, médio, grande; ou em litros, gramas, etc.).
    • Material da embalagem: Pode incluir plástico, vidro, papelão, entre outros.
    • Finalidade: Embalagens podem ser classificadas conforme sua finalidade (exemplo: embalagens para transporte, para armazenamento, para venda direta ao consumidor).
  3. Atividade prática:

    • Distribua as embalagens na sala de aula;
    • Divida os alunos em grupos pequenos.
    • Cada grupo organiza em sua vez, por uma categoria específica para classificar as embalagens (por exemplo, um grupo pode classificar pela forma, outro pelo conteúdo, etc.).
    • Eles devem observar as embalagens e separá-las de acordo com o critério atribuído pelo grupo.
    • Os grupos não podem repetir nenhum critério já utilizado pelos outros grupos;
  4. Discussão e conclusão:

    • Após a classificação, os grupos apresentam suas categorizações para a classe.
    • Promova uma discussão sobre os critérios utilizados e as diferentes maneiras de classificar as embalagens.
    • Reforce a importância de entender as informações das embalagens e como isso pode ajudar na escolha de produtos e na conscientização ambiental.
  5. Atividade extra:

    • Os alunos podem criar gráficos simples ou tabelas para representar visualmente as diferentes categorias de embalagens encontradas.

Considerações Finais:

Esta atividade não só ensina habilidades práticas de classificação e organização, mas também ajuda os alunos a entenderem melhor o mundo ao seu redor, especialmente no que diz respeito aos produtos que utilizam diariamente. Incentiva a participação ativa e o questionamento durante a atividade para promover um aprendizado significativo.

Habilidades da BNCC contempladas:

  1. Linguagens (Língua Portuguesa):

    • Leitura e interpretação de textos diversos: Os alunos precisam interpretar as informações contidas nas embalagens para classificá-las corretamente.
    • Produção de textos: Ao discutir e apresentar suas classificações, os alunos praticam a habilidade de expressão oral.
  2. Matemática:

    • Grandezas e medidas: Ao classificar as embalagens por tamanho (pequeno, médio, grande) ou por capacidade (litros, gramas), os alunos aplicam conceitos de medidas e grandezas.
  3. Ciências Naturais:

    • Recursos naturais e impactos ambientais: Ao discutir o material das embalagens (plástico, vidro, papelão), os alunos podem refletir sobre o impacto ambiental desses materiais e a importância da reciclagem.
    • Corpo humano e saúde: Ao classificar embalagens de alimentos, os alunos podem discutir sobre nutrição e hábitos alimentares saudáveis.
  4. Educação Ambiental:

    • Sustentabilidade: Ao discutir sobre o material das embalagens e seu descarte, os alunos são incentivados a refletir sobre práticas sustentáveis de consumo e descarte responsável.

Correspondência com a BNCC:

  • Competências Gerais da BNCC:

    • Competência 1: "Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva." (Relacionado à reflexão sobre o impacto ambiental das embalagens.)
  • Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:

    • OAL2: "Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, por exemplo), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens formal e matemática, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo." (Relacionado à interpretação das informações das embalagens.)
  • Habilidades Específicas:

    • H1: "Identificar, nomear e comparar formas geométricas planas e espaciais, suas características e propriedades, utilizando estratégias pessoais de resolução de problemas." (Relacionado à classificação por forma das embalagens.)

Conclusão:

As atividades propostas permitem abordar múltiplas habilidades da BNCC de forma integrada, incentivando uma aprendizagem significativa e contextualizada para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Através da classificação de embalagens, os alunos não apenas desenvolvem habilidades específicas de leitura, interpretação e matemática, mas também são estimulados a refletir sobre questões ambientais e hábitos de consumo responsável.













































































Nenhum comentário: