Seguidores

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

Sequência Didática: Alimentação Saudável

                 A sequência foi desenvolvida no período de 4 semanas, inicialmente realizei uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre alimentação ouvindo os relatos dos mesmos, onde foram instigados a falar sobre comida preferida, o que comia no café da manhã, no almoço e no jantar, também, a sobremesa preferida de cada um. Após introduzi os textos citados a seguir,conforme o assunto tratado e “puxado” a cada aula, introduzia um texto diferente, sendo:

1º texto:

Poema: SOBREMESA (no livro didático adotado este ano Linhas e Entrelinhas – pág. 185)

Trabalhando este texto pude perceber que os alunos detiveram conhecimentos sobre rimas, palavras começadas com M, masculino e feminino;
Nome de pessoas e nome de frutas; (fixando letra inicial e final, quantidade de letras).

2º Texto:

Poema: A QUITANDA. (Uma versão do poema SOBREMESA, também presente no livro didático dos alunos); 

Com este poema pude trabalhar oralmente, singular e plural, conforme apresentado no texto, quantidades de frutas, sinônimo (quitanda = feira). Trouxe o mesmo texto com o título a feira e dei uma cópia à eles para compararem. (observaram que só o título mudou).
Os alunos fixaram a escrita da letra P e as sílabas derivadas.

3º Texto:


LISTA DE FRUTAS – Fizemos uma lista com as frutas citadas por eles como preferidas e as frutas presentes nos dois textos, organizamos em ordem alfabética, em cartaz enumerado. Os alunos copiaram a lista e eu as escrevi no cartaz exposto na sala. 



Após, fizemos a contagem: quantas frutas com A, quantas com B, com C... e assim, por diante. Qual a letra que não teve nenhuma fruta citada? Será que existe alguma fruta que comece com essa letra, vamos pesquisar. (Por exemplo: com I, encontramos INGÁ – que muitos alunos não conhecem, com a letra K lembraram do KIWI, com U acrescentaram a UVA).
Os alunos fizeram com segurança a CRUZADINHA DAS FRUTAS.

4º Texto:

SALADA DE FRUTAS COM CREME DE PAPAIA – À princípio falamos sobre o significado da palavra INGREDIENTE, e após, conversamos sobre esse tipo de texto, para que servem as receitas, quem as utilizam, para que?
Após, cada aluno, separou os Ingredientes do Modo de Fazer, organizando o texto recortado, para montar a receita da SALADA DE FRUTAS.
Leitura e escrita da letra S – lista de palavras com S.
Pesquisaram em casa outra receita de SALADA DE FRUTAS e trouxeram na próxima aula, onde fizemos a SALADA DE FRUTAS com as frutas trazidas, conforme preparávamos escrevíamos a nossa receita.

5º Texto:

HISTÓRIA EM QUADRINHOS: MAGALI
Observar as brincadeiras que a Magali convidou a Mônica para brincar: todas com nomes de comidas, conversar sobre as comidas, são saudáveis, a Magali é gulosa e você qual é a sua característica em relação a comida? Você como pouco, muito, o suficiente? O que gosta mais de comer: frutas, verduras, doces e guloseimas ou arroz, feijão e carne?
Conversar sobre hábitos alimentares.
Percebi que os alunos retiveram as informações sobre a Alimentação Saudável introduzida todo dia, mudando os hábitos na hora do lanche e aceitando mais a merenda escolar.

6º Texto:

PARLENDAS: UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ
Com esta parlenda trabalhei variações, os alunos procuravam outros alimentos para completar a parlenda.
Retiveram muito bem a quantidade e escrita (por extenso) dos números até dez.

7º Texto:

TRAVA-LÍNGUA:
 MARIA-MOLE É MOLENGA
Trabalhamos a oralidade, dicção, movimento rápido e lento; Intensidade da voz: agudo, médio e grave.
Revisão da escrita da letra M, como essa letra aparece nas palavras (nome de frutas, lugares, pessoas, comidas, etc).

8º Texto:

Vídeo: CAMILÃO, O COMILÃO.
Apresentei o vídeo da história do CAMILÃO, O COMILÃO, sem mostrar o final, cada aluno desenhou o final da história à sua maneira.
Na próxima aula, vimos cada final desenhado e após, voltei a passar o vídeo com a história completa.
Os alunos perceberam, assim, que uma história pode ter muitos fins, e quem a escreve, usa a imaginação para criá-la, percebendo que também é capaz de criar uma história, mesmo que oralmente.
Fizemos uma lista dos alimentos arrecadados para a Festa do Camilão, conversamos sobre que comidas dariam para se preparar com esses alimentos. Teria comida suficiente para todos? Cada um poderia comer muito ou pouco?
Conversamos sobre a partilha. Quem divide o que tem com seus amigos? Com sua família?
Fizemos os desenhos do que cada um dos amigos doaram e o que a Ana Maria, meu amigo e eu levamos. Após contamos tudo, quantos alimentos o Camilão tinha?
Após realizamos um texto coletivo sobre a história de CAMILÃO, O COMILÃO. 


Pude perceber que os alunos após essa atividade ficaram menos egoístas, menos individualistas, estão rendendo mais nos trabalhos coletivos, tenho aproveitado melhor os agrupamentos.





Nenhum comentário: